Kelly Moraes

Kelly Moraes
Devemos cuidar de dar um passo à frente, um passo por menor que seja.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

2º Livro – Para fazer rádio comunitária com C maiúsculo de Ilza Girardi e Rodrigo Jacobus

1)Noções iniciais
Todos tem direito pela informação, é um direito constitucional. A comunidade é um público menor e faz com que cada pessoa possa falar diretamente sobre a realidade em que vive, pois o mesmo participa e vivência das experiências de seu bairro. Deve haver democracia nas rádios comunitárias. É neste espaço comunitário que o cidadão daquele determinado bairro vai ter sua voz ativa e poderá lutar para ter seus direitos, gerando assim, uma identidade coletiva na comunidade.

2)Uma breve história
Com controvérsias, o intitulado inventor do rádio Guglielmo Marconi fez a primeira transmissão de rádio em 1896. Mas, o Padre Roberto Landell de Moura já havia realizado experiências com o rádio em 1893 e 1894 através de uma apresentação pública.
Em 1922 ocorre a primeira transmissão radiofônica no Brasil e, no ano seguinte é instalada a primeira empresa “Rádio Sociedade do Rio de Janeiro” fundada por Edgard Roquette-Pinto.
Em 1º de março de 1932 através do Decreto de Lei de nº 21.111 surgem os primeiros anúncios publicitários nas rádios. E com a ajuda da publicidade o jornalismo introduziu nas rádios brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário